Sistema Convencional

O concreto é um dos materiais mais utilizados para execução de estruturas na construção civil, principalmente devido a fácil obtenção de sua matéria prima e a elevada durabilidade do produto. Para garantir essa característica alguns fatores são de suma importância, dentre eles o cobrimento da armadura de ferro.

Quando falamos de cobrimento da armadura de ferro, estamos nos referindo a espessura de concreto existente entre a borda externa do aço e a face interna da fôrma. Essa espessura tem o objetivo de proteger o aço de agentes ambientais que podem causar corrosão e de choques físicos que podem danificar a estrutura, entre outras funções. A falta de atenção para com esse procedimento fundamental pode resultar em retrabalho de recuperação estrutural, e, isso quase sempre envolve altos custos para as construtoras e empreendedores.

A NBR 6118 ( ABNT, 2014 ) é quem determina a espessura mínima desse cobrimento, além de suas características e dimensões estabelecidas nos projetos.

No passado a solução encontrada pelas obras era a fabricação de espaçadores feitos com argamassa, mas era uma solução insatisfatória visto que com o tempo esses espaçadores se mostravam quebradiços, permeáveis, com elevado índice de perda, baixa produção, difícil manuseio e armazenamento. Ou seja, eram produtos com pouca confiabilidade e que mais complicavam o trabalho do que ajudavam.

Pensando em trazer uma solução verdadeira e moderna, a Jeruel Plásticos investiu na fabricação de uma linha completa de espaçadores plásticos que se adequam a necessidade de qualquer produção e obra. Nossos modelos possuem um designer competente, com encaixes e travas anti-abertura com boa aderência ao concreto e fácil utilização.

O consumo é variável e adequa-se a cada caso, levando em conta os esforços a que será submetido o espaçador no momento da concretagem (peso do ferro, dos operários e a energia desprendida pelo equipamento de adensamento).